quinta-feira, novembro 09, 2006

á ProCura ..... duM amIgo!!


( O Principezinho - Antoine de Saint - Exupéry)


(...)
Foi então que apareceu a rapoza.

- Olá, bom dia! - disse a raposa.

-
Olá bom dia! - respondeu delicadamente a principezinho que se voltou mas não viu
ninguém.

- Estou aqui - disse a voz - debaixo da macieira.

-
Quem és tu? - Perguntou o principezinho. - és bem bonita...

- Sou uma
raposa - disse a raposa.

- Anda brincar comigo - pediu-lhe o
principezinho. - Estou triste...

- Não posso ir brincar contigo - disse
a raposa. - Não estou presa...

- Há! Então, desculpa! - disse o
principezinho.

Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:

- O que é que "estar preso" quer dizer?

- Vê-se logo que não és
de cá - disse a raposa. - De que é que tu andas á procura?

- Ando à
procura dos homens - disse o principezinho. - O que é que "estar preso" quer
dizer?

- Os homens têm espingardas e passam o tempo a caçar - disse a
raposa. - É uma grande maçada! E também fazem criação de galinhas! Aliás, na
minha opinião, é a unica coisa interessante que eles têm. Andas á procura das
galinhas?

-Não - disse o principezinho. Ando à procura de amigos. O que
é que "estar preso" quer dizer?

-É a unica coisa que toda a gente se
esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer que esta ligado a lgém, que se criaram
laços com alguém.

- Laços?

- Sim laços- disse a raposa. - Ora
vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a
outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também naão precisas de
mim. Por emquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil
raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro.
Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu tambem passo a ser
única no mundo.

-Parece-me que estou a começar a perceber - disse o
principezinho. - Sabes, há uma certa flor.... Tenho a impressão que estou preso
a ela....



Mas essa historia fica para outro post...........



3 comentários:

Curiosa disse...

Posso ler à manhã?
É que agora estou cansada!!!
Não te importas?????

apontinho disse...

Podes ler quando quiseres!!
Não me importo nem vou importar nunca!!
Lês quando quiseres como quiseres e onde quiseres, assim a leitura é feita com a alma!!!
Bom descanso Guerreira!

NaRiZiNHo disse...

Este livro é obrigatório!
Quem não o leu, faça o favor de o ler!
:-*