quinta-feira, novembro 02, 2006

MaUs pAis!!!


Um dia destes recebi um email que li e voltei a ler!!!
Vou trascreve-lo na integra para que não fique nada esquecido!!
Acheio tão importante que queria que chegasse ao maior numero de pessoas, fossem pais filhos netos , avós ....!!!


"Ontem, atravez do meu filho mais novo, veio parar-me às mãos um texto distribuido às crianças do ATL que ele frequenta.
Confesso que costumo ler os diversos papéis que me mandam das diversas escolas dos meus filhos, na diagonal, mas, curiosamente, a este, lio-o de fio a pavio.
Como não vinha assinado, não tenho maneira de pedir autorização ao autor para o publicar, mas parece-me que o que importa a quem escreveu é que chegue ao maior numero de pais possivel.
Vale a pena lê-lo:

Deus abencoe os pais maus!!
Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva um pai, eu hei-de dizer-lhes:
  • Amei-vos o suficiente para ter insistido para que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidades de a comprar.
  • Amei-vos o suficiente para ter ficado em pé junto de vós, duas horas enquanto limpavam o vosso quarto - trabalho que eu teria realizado em quinze minutos.
  • Amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que "tiraram" da mercearia e dizer ao dono: eu roubei isso ontem e hoje queria pagar.
  • Amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.
  • Amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram duras que me partiam o coração.
  • Amei-vos o suficiente para vos ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressam a casa.
  • Amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.
  • Mas, acima de tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando sabia que me iriam odiar por isso.

Estou contente. Venci, porque no final voçês também venceram. E qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês irão dizer-lhes, quando eles vos perguntarem, se os vossos pais eram maus, que sim, que eram os piores pais do mundo! Porque:

  • Enquanto os outros miúdos comiam doces ao pequeno almoço, náos tinhamos que comer cereais, tostas e ovos.
  • Os outros miúdos bebiam Pepsis ao almoço e comiam batatas fritas, enquanto nós tinhamos que comer sops, prato e fruta. E não vão acreditar, os nossos pais obrigavam-nos a jantar à mesa, o que era bem diferente dos outros pais.
  • Os nossos pais insistiam em saber onde nós estavamos a todas as horas, era quase uma prisão. Tinham que saber quem eram os nossos amigos e o que faziamos com eles.
  • Insistiam em que lhe dissessemos que íamos sair mesmo que demorassemos só uma hora, ou menos.
  • Nós tinhamos vergonha de admitir mas eles violaram uma data de leis do trabalho infantil: nós tinhamos que fazer as camas, lavar a loiça, aprender a cozinhar, aspirar o chão, engomar a nossa roupa, ir despejar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que eles nem dormiam, a pensar em mais coisas para nos mandar fazer.
  • Eles insistiam connosco para que lhe dissessemos a verdade, e apenas toda a verdade, sempre a verdade.
  • Na altura da nossa adolescência eles conseguiam ler os nossos pensamentos o que tornava a vida mesmo chata.
  • Os nossos pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos, tinham que subir, bater á porta para eles os conhecerem.
  • Enquanto toda a gente podia sair com doze ou treze anos, nós tivemos que esperar pelos dezasseis.
  • Por causa dos nossos pais, nós perdemos experiencias fundamentais da adolescência: nenhum de nós esteve alguma vez envolvido em actos de vandalismo, em roubos, violações de propriedade, nem foi preso por algum crime.

Agora que já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados estamos a fazer o nosso melhor para sermos "maus pais" tal como os nossos pais o foram.

Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: não há suficientes maus pais."

Ora bem, este texto pode parecer um pouco exagerado, no fundo eu tambem acho que ó é, mas o importante é a mensagem que trasmite!

É importante saber dizer NÃO aos filhos, não se preocupem que mesmo os mais pequeninos não ficam com traumas por ouvirem uns NÃOS dos pais!!!

8 comentários:

Curiosa disse...

É tão importante dizer sim, como dizer não, ´e preciso é ter a sensibilidade necessária para o fazer. As regras educam os homens!
Quanto a ler recados!!!! Bem nem me falem nisso que acabei de sair de uma má experiencia!
É pena que os pais liguem mais às novelas e saibam de cor que aquele é filho do outro, e que a outra é amante daquele...mas não se lembrem da reunião de pais, ou de assinar os papeis para as actividades extra curriculares...ou de pagar na hora....ou de perguntar à criança o que andou a fazer durante o dia...
E fico-me por aqui!!!!

Marco António disse...

De facto a educação é o mais importante na formação de uma pessoa... de há uns anos a esta parte tenho vindo a assistir a uma permissão excessiva de liberdade às crianças, e estas sem a capacidade de gerir essa liberdade nem os valores da sociedade, no que respeita à educação e ao respeitos pelos outros, principalmente pelos mais velhos, chegando-se neste momento ao que se chama a "geração rasca"....
Sou muito conservador no que se refere à educação das crianças, dado que sofri na pele uma educação rígida, que na altura não gostei mesmo nada.... mas agora só posso agradecer esse facto.... e se um dia tiver filhos, serão educados da forma que eu fui...

tortulia negra disse...

Ora cá estou eu, a comentar novamente mais um post do nosso querido autor.
De facto este blog é de veras interessante, fugindo à banalidade dos temas que são colocados à discussão noutros blogs.
O tema de hoje é bastante complexo e um bom exemplo do que acabei de referir.
Para comentar este post, tenho a necessidade de dividir no tempo os pais, chamando os pais à moda antiga e os novos pais.
Isto para dizer, que agrada-me mais os pais à moda antiga.
Mas então. Acho que nos deviamos questionar sobre isto. Porque não são hoje os novos pais melhores que os antigos?
Para mim a resposta é bastante complexa mas reside fundamentalmente neste dois aspectos; a falta de tempo dos novos pais para educar e conviver com os filhos e ao mesmo tempo o medo de os contrariar, uma vez que temem adquirir por esta via a indiferença dos filhos.
A ti que estas a ler isto e se és pai ou mãe fica a saber que o que esta na moda é seres liberal, ou seja quanto mais liberal fores mais estás na moda. Logo mais admirado vais ser pelos teus filhos que vão pensar que na familia deles existem super pais e se calhar pelos teus amigos e vão pensar que és um pai ou mãe muito prá frentex. Mas lembra-te a admiração é algo que normalmente é momentaneo, e quando mais tarde te aperceberes vais verificar que os que até então te admiravam passaram a culpabilizarte.
Pois é! Dizer "NAO" é muitas vezes fundamental.
A todos os pais que o sabem fazer os meus parabens!
Aos meus um profundo agradecimento.
Ao amo-te para terminar uma palavra, li o teu comentário e parece-me que está bastante descontextualidado, parece-me que não percebeste o texto ou então não o leste até ao final.
he he he
Beijos para todos e amo-te desculpa a minha sinceridade mas esse é o meu ponto forte.

Curiosa disse...

Caros amigos é de mim ou alguem nao foi capaz de ouvir uma critica...hehehehehehehe!!!

Curiosa disse...

ò "amo-te", a turtulia tem a sua razão: dizes que o post fala de pais autoritários, nao me parece que sejam autoritários, são simplesmente pais coerentes, firmes nas ordens que dão, nao se deixam levar por coradinhos ou chantagens infantis...não podem ser confundidos com pais autoritários!!!

Curiosa disse...

Pelo bocadinho que li...bem senti uma certa agressividade para quem fala de amor....calma é preciso é ter calma...afinal a guerreira aqui sou eu!!!!!

NaRiZiNHo disse...

Hmmmm
Muita gente arisca por estas bandas. Também, neste blog tinha que ser :P (mais uma 'pá fogueira LOL)
Cada pessoa interpreta este texto da maneira que mais lhe convém: uns dizem que acham bem, outros que acham mal, que é um exagero, e outros, ficam pelo meio, porque agora está na moda ser liberal.
Não vou ser eu aqui a dizer quem tem razão ou não, porque se calhar todos tem um pouco de razão.
Muito sinceramente, não considero este o ponto basilar da questão.
Crítico, é quando nos chegam às mãos, miúdos com os seus 15 anos, com tudo e mais alguma coisa, ele são calças de marca, o último modelo de leitor de mp3, ou seja, com tudo e quando abrem a boca, é só desgraça, é só areia naquela cabeça e estão sempre à espera de facilidades.
Eu não quero ter um filho assim, um filho que tem tudo para ser um vencedor e é o ser mais fútil que existe à face da terra, um exemplar das espécies que estão a ser criadas neste planeta. É contra isso que eu irei lutar, nem que isso me obrigue a ter o rótulo de Maus Pais.
saudações :-*

rascunhos disse...

Um dos maiores esforços de quem ama é saber dizer NÃO!!! Mas tem efectivamente vantagens enormes a médio e longo prazo.
Os amuos passam, as birras também.E mais tarde eles( e nós também já fomos "eles") reconhecem!
Até me apetece copiar e colocar no meu blog alguns desses apontamentos tão verdadeiros:-)
Cumprimentos